sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PAINTBALL JSD Maia




Esperamos que as vossas férias tenham sido divertidas e retemperadoras para podermos iniciar este novo período com muita FORÇA e DINAMISMO!

Convidamos-te a participar neste Torneio de Paintball a realizar dia 11 de Setembro, às 15h, junto à TecMaia!

Aguardamos a tua inscrição!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

3º Dia de UV 2010 "Intenso. E motivador"


Por muito que os alunos de outras edições tenham revelado alguns detalhes, a UV só se compreende quando vivida na primeira pessoa. O stress dos prazos já está na ribalta, mas não consegue derrubar o interesse dos participantes pelas aulas sublimes e jantares intimistas. Esta terceira jornada - até à presente hora em que trabalhamos em conjunto, antes do jantar-conferência - foi preenchida por duas visões críticas sobre o nosso país: a dos números e a das pessoas.

Com Dr. António Carrapatoso, vimos um verdadeiro programa de Governo concentrado em avivar a economia portuguesa, tendo sob atenção vários dados bastantes esclarecidos numa visão economicista de quem é de destacar na área. Para encontrarmos o equilíbrio, a tarde foi recheada com a intervenção do ilustre Padre Lino Maia, que, pelo que fui ouvindo nos corredores, superou as expectativas de muitos alunos, que não esperavam uma apresentação resoluta em eliminar vários nevoeiros sobre as instituições de solidariedade social, e se debruçou na pobreza imaterial (que normalmente não é tão focada).

Trabalho e trabalho, mas há sempre espaço para o convívio e a diversão. Sem querer, já são múltiplas as histórias em volta dos estandartes, uma monitorização sobre o que é comentado na Intranet e, nas primeiras horas da madrugada, ainda dá para discutir mil e um assuntos para além dos que nos ocupam em plenário.

Eu até me demoraria mais a falar de todos os pontos positivos que já encontrei nesta experiência fantástica, mas... tenho três prazos a correr loucamente!



Madalena Nogueira dos Santos

http://psicolaranja.blogs.sapo.pt/

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

2º Dia de UV 2010


A UV exige um ritmo de trabalho intenso, mas ao mesmo tempo muito motivador. Desde a primeira reunião, temos sido interrompidos com novas missões, sempre interessantes e a desafiar cada vez mais o controlo dos prazos e do stress.

As aulas têm sido fantásticas e os jantares-conferência, intimistas. Os alunos desta edição têm sido consecutivamente elogiados pela intensa participação, ao ponto de não haver tempo para tudo. Em paralelo, há uma grande actividade na intranet, por onde se faz perguntas a entidades distintas que não irão estar presentes, sendo exemplo Durão Barroso e Paulo Rangel, e ainda outras personalidades da vida pública não-política, que nos trazem uma visão internacional peculiar, até agora, Daniela Ruah e Nelson Évora.

O Presidente da JSD, Pedro Rodrigues, mostra-se sempre disponível, seja fisicamente, seja pela intranet, tal como o Director da UV, Carlos Coelho. Toda a organização é muito simpática e solícita, com uma boa dose de humor a todo o momento.

Neste momento, o meu grupo já teve oportunidade de participar num momento cultural - também há tempo para isso - com poesia portuguesa. Amanhã somos responsáveis por uma das páginas do JUV, o jornal diário que resume o que foi feito e os pontos altos da jornada. Há inclusive um canal televisivo interno e gravações áudio online com trechos do que está a passar a toda a hora!

E essas actividades não podem colidir com o trabalho de grupo sobre o Centenário da República, a preparação para a Simulação da Assembleia, onde seremos Governo por uma vez e Oposição por duas. Mas disso falarei mais tarde, porque precisamos de um brainstorming para saber como vão ser as nossas próximas horas.

Tenho o grupo todo em debate na mesa e eles estão à espera da opinião da sua Coordenadora! Tem sido uma função extra enriquecedora: tenho de organizar o tempo, controlar tudo o que cada um faz, receber a informação em primeira mão de Carlos Coelho e manter o bom nível de participação que temos alimentado desde que nos conhecemos... ontem! (Até parece que foi há muito, muito mais tempo!)



Madalena Nogueira dos Santos

Universidade de Verão 2010


A edição de 2010 da universidade de Verão promovida pelo JSD íniciou-se dia 30 de Agosto. Este ano esta iniciativa contará com a participação de dois maiatos, Madalena Nogueira dos Santos e Pedro Patoilo.